PADRE QUEIROZ

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Historinhas do Padre Queiroz - Bloco 01

 Histórias do Padre Queiroz

Histórias de vida


S. Clemente e as empregadas domésticas

São Clemente Maria era missionário redentorista e viveu no começo do Séc. XIX. Era pároco de uma paróquia em Varsóvia, capital da Polônia.

Percebendo o sofrimento das empregadas domésticas, criou uma Missa dominical especial para elas. A Missa teve de ser celebrada às cinco da madrugada, senão algumas patroas não deixavam sua empregada participar, devido ao trabalho. Isso, mesmo sendo domingo!

A partir desta Missa, Clemente fundou, em Varsóvia, a Associação das Empregadas Domésticas, e uma creche para abrigar os filhos delas.

A Igreja se interessa, não só pela parte espiritual da pessoa, mas por ela inteira, em todas dimensões: social, econômica, familiar, política etc.

“Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Em Aparecida, Deus deu uma resposta ao Brasil e ao mundo: A solidariedade aos excluídos: pobres pescadores, negros, escravos... “Os cristãos tinham tudo em comum.”


Cavalo foge e dono reclama com Deus

Certa vez, um senhor da roça foi à venda comprar umas coisas. Nem amarrou o cavalo, porque não ia demorar. Aconteceu que ele encontrou um amigo na venda, e a conversa foi longe. Ao sair, cadê o cavalo! Tinha fugido. Ele reclamou contra Deus: “Eu rezo tanto, e o Senhor permite isso comigo!”

O amigo perguntou-lhe:
- “Você amarrou o cavalo?”
- “Não, pois pensei que não ia demorar.”
- “Você não fez a sua parte. Mas, agora, vamos rezar para encontrar o cavalo”.  Logo o encontraram.

“Faça a sua parte que da minha ajudarei.” Podemos confiar em Deus, sim, mas precisamos colaborar com ele também.

Maria Santíssima não só rezava, mas fazia a sua parte. Vemos isso no casamento em Caná, na visita a sua prima e principalmente ao pé da cruz.


A camisa amarrotada

Certa vez, um homem, casado havia dois anos, foi de manhã para o seu trabalho no escritório, e lá percebeu que a camisa estava mal passada. Tinha quinas e rugas. Por isso, teve de usar paletó a manhã inteira, apesar do calor.

Chegando a sua casa para o almoço, deu uma bronca na esposa. Ela respondeu: “Durante dois anos eu passei as suas camisas como você gosta e você nunca me agradeceu. Um dia só que errei, você me trata assim?!”

O pior é que agimos dessa forma com Deus. Passamos um ano inteiro com saúde e não lhe agradecemos. É só ficarmos doentes, pronto, reclamamos contra ele.

Maria Santíssima era agradecida. O mais belo poema de agradecimento que existe é o Magnificat. Ali ela agradece a Deus até o que, naquele momento, ele ainda não tinha feito. Que ela nos ensine a sermos gratos ao próximo e a Deus.


O café no Dia das Mães

Certa manhã, um pai estava preparando uma bandeja com o café. Bandeja bonita, e com muitas variedades gostosas. Colocou até uma rosa.

Quando ia levando o café para a esposa, que estava ainda deitada, a filhinha apareceu e perguntou: “Pai, a mamãe está doente?” “Não, filha, é que hoje é o Dia das Mães”. A menina então brincou: “Então todos os dias do ano são dias dos pais?”

Claro, porque nos outros dias era a mãe que levava o café para ele.

“Tem a glória eterna todos os que anunciam as glórias de Maria. Venerar a Rainha dos anjos é adquirir a vida eterna, pois essa grandíssima Senhora saberá honrar na outra vida quem nesta a procurou celebrar” (Santo Afonso Maria de Ligório).


O cachorrinho, o burrinho e a madame

Havia, certa vez, uma madame que tinha um cachorrinho e um burrinho. Um dia, o cachorrinho entrou na cozinha, onde ela estava, ficou em volta dela, depois subiu no sofá.

Quando a madame se sentou, ele pulou no colo dela. Então a madame o acariciou.

O burrinho viu aquilo e, no dia seguinte, na hora em que a madame estava na cozinha, ele entrou e subiu no sofá. A madame pegou um cabo de vassoura e o expulsou na hora.

Cada um de nós deve ficar no seu lugar. É justamente fazendo bem aquilo que nos compete, que continuamos Jesus. Somos como um corpo, cujos membros são diferentes. E, se não somos iguais, não vamos querer imitar ninguém.

“Maria é Rainha. Mas, para consolação nossa, ela é uma Rainha cheia de clemência, sempre inclinada a favorecer e fazer bem a nós, pobres pecadores” (Santo Afonso Maria de Ligório).


Bodó, o terror dos açudes

Existe, no Nordeste brasileiro, um peixinho cor de terra, cascudinho, chamado bodó. Ele é o terror do povo, pois, aos milhares, vão roendo as barragens das represas e açudes, e estes acabam se rompendo, ficando o povo sem água.

O bodó é pequeno, mas a sua força está no trabalho conjunto. O cardume de bodós é um exemplo para nós.

A mesma força mostraram os cristãos no tempo do império romano. A sua união acabou derrubando o gigante.

“Não tenhas medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar a vós o Reino” (Lc 12,32).

A sociedade só será transformada no dia em que todos nos dermos as mãos. Para isso, primeiro precisamos nos transformarmos a nós mesmos.

“Espanta e desanima-nos a vista de nossos pecados? Maria foi feita Rainha de Misericórdia precisamente para salvar os maiores pecadores que a ela se dirigem” (Santo Afonso Maria de Ligório).


A Sinfonia Pastoral de Beethoven

Beethoven foi um grande compositor alemão, um dos maiores músicos de todos os tempos. Nasceu em Bonn, dia 16/12/1770, e faleceu em Viena, aos 26/03/1827.

Certa vez, quando ele pousava numa pequena hospedaria do interior, pouco antes de dormir passou pela calçada um indivíduo qualquer, cantarolando uma música, talvez improvisada, sem nome, e desconhecida.

O transeunte chamou a atenção de Beethoven, que ficou ouvindo, até que a voz desaparecesse.

Imediatamente, o genial compositor pegou seu caderno, escreveu as notas daquela melodia, e ficou recordando, até chegar o sono.

Meses depois, o mundo artístico começou a curtir uma bela composição musical: A Sinfonia Pastoral, admirada até hoje.

Beethoven transformou aquela simples cantarola de um desconhecido numa belíssima sinfonia. Nós somos aquele transeunte. Damos a nossa musiquinha para Deus, e ele a transforma em sinfonia.

A rainha Ester é uma figura de Maria. O rei Assuero encantou-se com a sua beleza e atendeu ao seu pedido. Deus gostou tanto de Maria que, não só a escolheu para ser a Mãe do seu Filho, como atende a todos os seus pedidos.


O rapaz que entrou no atoleiro

Certa vez, dois amigos foram pescar. Um deles quis atravessar um brejo e, de repente, estava dentro de um atoleiro. Quanto mais se mexia, mais se afundava. E não havia nada firme perto, onde ele pudesse apoiar-se, apenas capim.

Então ele gritou para o colega. Este veio, mas não pôde fazer nada, pois, se entrasse no atoleiro para dar a mão ao amigo, afundar-se-ia também.

O jeito foi pedir para ele ficar quietinho, ir em casa e pegar uma corda. Aí sim, apoiado em terra firme, jogou a corda e arrastou para fora o amigo.

Após a desobediência de Adão e Eva, todos nós ficamos atolados no lamaçal do pecado. Não adianta alguém, atolado também, querer arrastar-nos para fora. Ele vai, junto conosco, atolar-se ainda mais.

Ao ver a situação, Deus Pai ficou com dó e nos mandou o seu Filho. Este sim, tendo os pés apoiados no Céu, pode arrastar-nos para fora, o que ele de fato fez.

A Igreja, una, santa, católica e apostólica, é a presença de Jesus entre nós, o Corpo Místico do Cristo. Apesar de pecadora, ela está fora do atoleiro e pode salvar-nos.

“O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito... Ninguém subiu ao Céu senão aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem” (Jo 3,6-13).Nós precisamos agarrar-nos no sobrenatural, em alguém que não é daqui, mas veio do Céu.

Não adianta alguém, que nasceu aqui no atoleiro, fundar uma religião. A religião é para nos religar com Deus, para levar-nos ao Céu. Como que alguém, que nasceu aqui na terra, e é pecador como nós, vai levar-nos para o Céu? Os seus seguidores podem dar as mãos à vontade, que todos vão afundar-se ainda mais.

Maria Santíssima, por um privilégio especial de Deus, não se atolou. Ela pode nos ajudar; pode e quer, pois é nossa Mãe. Mãe dos pecadores, rogai por nós.


Deus nos fala no silêncio

1Ra 19,11-16 conta que um dia Deus pediu ao profeta Elias que subisse a montanha, pois lá em cima ia lhe falar. Elias subiu e ficou esperando.

“Veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa... Então Elias ouviu a voz de Deus”.

Deus não nos fala no barulho, e sim no silêncio. Muitos correm do silêncio porque têm medo de se encontrar consigo mesmos. Até para dormir, há pessoas que ligam um som no último volume. Passam a vida correndo da própria consciência.

“Fizeste-nos para ti, Senhor, e o nosso coração permanece sempre inquieto, enquanto não repousar em ti” (Santo Agostinho).

Se aprendermos a fazer silêncio interior, podemos gozá-lo até caminhando numa rua movimentada. E assim, em silêncio, podemos dialogar com o nosso melhor amigo, Deus.

Quando o anjo Gabriel apareceu a Maria, ela estava em silêncio interior. Por isso que ouviu a voz do anjo. “Maria do sim, ensina-me a viver meu sim.”


Um chefe político exemplar

No final do Séc. XIX, era presidente do Equador um senhor muito honesto, e bom cristão, chamado Garcia Moreno.

Um dia, ele estava numa fábrica, em Quito, com dezenas de funcionários imigrantes irlandeses. Perguntou a eles: “Vocês sabem algum cântico de Nossa Senhora?” “Sim”, responderam. E cantaram um cântico na língua deles.

Então o presidente sugeriu: “Que tal rezarmos o Terço aqui na fábrica, uma vez por semana?” Gostaram da idéia. Dali para frente, toda quarta-feira, à tarde, o presidente ia até a fábrica e rezavam o Terço.

Isso aconteceu em 1873. Dois anos depois, Garcia Moreno foi assassinado. Suas últimas palavras foram: “Deus não morre”.

Realmente Deus não morre. Por isso que não precisamos ter respeito humano, nem medo de nada.

Maria Santíssima é a mulher forte que enfrentou, em pé, todos os obstáculos, e conseguiu realizar o seu grande ideal: Ser uma discípula fiel do Senhor. Nossa Senhora da Apresentação de El Quinche, padroeira do Equador, rogai por nós.


O jardineiro dedicado

Havia, certa vez, um jardineiro que trabalhava como diarista em várias residências de um bairro classe alta, cuidando dos jardins.

Um dia, um especialista em marketing contratou-o para cuidar do seu jardim.Quando o jardineiro terminou o serviço, pediu permissão para usar o telefone. O executivo deixou. Contudo, ficou por perto e ouviu a conversa.

O jardineiro ligou para uma senhora e disse:
- “A senhora está precisando de um jardineiro?”
- “Não. Eu já tenho um.”
- “Mas, além de aparar, eu também tiro o lixo.”
- “Isso o meu jardineiro faz.”
- “Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço.”
- “O meu jardineiro também o faz.”
- “Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.”
- “O meu jardineiro também me atende prontamente.”
- “O meu preço é um dos melhores.”
- “Não, muito obrigada. O preço do meu jardineiro também é muito bom.”

Assim que o moço desligou o telefone, o executivo lhe disse: “Meu rapaz, você perdeu um cliente”. Ele respondeu: “Não. Eu sou o jardineiro dela. Apenas estava medindo o quanto ela está satisfeita. Depois lhe contarei que fui eu que telefonei”.

Devemos ser pontuais e honestos no nosso trabalho. Se não estivermos contentes com o salário, ou com as condições do serviço, o mundo é grande e podemos bater em outras portas.

Havia, na antiguidade, uma rainha que, sempre que alguém a procurava pedindo alguma coisa, ela dava mais do que a pessoa pedia. Advertida, ela explicou: “Eu não quero deixar ir descontente nenhuma pessoa que se dirige a mim”. Maria Santíssima é como essa rainha.

O jacaré debaixo da cama

Certa vez, uma moça começou a dizer: “Há um jacaré debaixo da minha cama”. Ninguém acreditou.

Como persistia em falar isso, foi levada para um psicólogo. Este fez com ela um trabalho de terapia, para que tirasse da cabeça a ideia. Não adiantou.

Um dia, a moça não compareceu no consultório, na hora marcada. O psicólogo ligou para a casa dela. A Família disse: “O senhor ainda não sabe? Havia um jacaré debaixo da cama dela e este a matou!”

O primeiro passo para ajudar alguém é ouvi-lo. Isso vale também para a educação de crianças, pois elas podem ter razão em determinados comportamentos que vemos como travessuras.

“Filho, por que agiste assim conosco?” (Lc 21,48). Essa foi a primeira atitude de Maria, ao encontrar o Filho do Templo, depois de três dias de aflição por não encontrá-lo. Maria era humilde. Apesar de estar nervosa, controlou-se e procurou primeiro ouvir a criança, para saber o motivo da atitude. Mãe dos educadores, rogai por nós.


O filhinho apavorado

Certa vez, pelas seis horas da manhã, um garotinho de uns oito anos ouviu, de sua cama, o pai e a mãe na cozinha, discutindo. O menino se esforçava para entender o motivo da briga, mas não conseguia.

De repente, ele ouviu bem nítido o pai dizer: “Eu vou procurar outra mais bonita”. A mãe respondeu: “Pode ir, eu acho é bom mesmo”.

A criança ficou preocupada. Levantou-se depressa e, de pijama, saiu correndo atrás do pai, que já estava saindo na rua.

A mãe viu, segurou-o pela mão e perguntou: “O que é isso, filho?” Ele disse, chorando: “Mamãe, o pai vai procurar outra mulher mais bonita que a senhora?”

“Não, filhinho!” explicou a mãe, abraçando-o. “É esta cortina da sala que papai comprou e eu não gostei”.

Quantos casais brigam, e até se separam, sem nem ligar para o que isso representa para os filhos! A tentação nos chega de muitas formas.

Maria Santíssima é Mãe e esposa exemplar. Que ela interceda pelos nossos casais, para que sejam cada vez mais unidos.


Nhá Chica

Nhá Chica nasceu dia 26/04/1810, no município de S. João Del Rei, MG. Sua mãe, Dona Isabel, era ex-escrava. Quando tinha oito aninhos, ela, a mãe e o irmãozinho de dez anos, chamado Teotônio, mudaram-se para uma casinha perto de Baependi, MG. Junto com os poucos pertences, levaram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Dois anos depois, a mãe faleceu. Nhá Chica e Teotônio continuaram morando na casinha. Nossa Senhora da Conceição era a Mãe que cuidava das crianças.

Anos depois, Teotônio faleceu. Nhá Chica continuou na mesma casa, sozinha. Ali ela viveu até a morte. Nunca se casou nem frequentou escola. Era analfabeta.

Desde criança, Nhá Chica gostava de rezar, e pedia mais pelos outros do que para ela. E tinha um dom especial: Quando orava, sempre era atendida. As pessoas descobriram isso e a procuravam, pedindo que rezasse pelas mais diversas necessidades. Sua forma predileta de suplicar era o Terço.

Como sua casa ficava distante da igreja, ela construiu uma capela no seu bairro. Era nesta capela que Nhá Chica passava grande parte do dia, até o fim de sua vida. Faleceu dia 14/06/1895, com 85 anos de idade, e foi beatificada dia 04/05/2013.

Quando o amor de Deus toma conta de uma pessoa, ela sempre encontra maneira de testemunhar e de trabalhar pelo Reino de Deus, mesmo que não tenha estudos e outras condições humanas.


Menina procura comida no lixo

Certa vez, um rapaz estava andando em um bairro de classe média e viu uma garotinha de uns dez anos procurando alimentos numa lixeira cheia de sacos plásticos. Ela desamarrava um saco, examinava se havia algo que pudesse comer, depois o amarrava novamente.

Sua roupinha era carcomida e rasgada, e estava descalça. Seu corpinho, muito bonito, apresentava sinais de subnutrição.

O rapaz rezou em seu íntimo: “Senhor, peço-lhe que os governantes resolvam o problema da fome infantil!”

Mas Deus lhe respondeu: “Filho, você está fugindo do meu chamado. O meu apelo é a você, para resolver o problema desta criança. Assim você estará colaborando para erradicar a fome infantil”.

De fato, se todos atendêssemos aos apelos de Deus, não haveria crianças nem adultos com subnutridos no mundo. Cada um de nós, no seu canto, deve comportar-se como o samaritano que socorreu o ferido na beira da estrada (Cf Lc 10,25-37).

“Saciou de bens os famintos” (Lc 1,53). O Papa Francisco convoca todo o mundo a voltar-se para os necessitados.


A flor murcha como presente

Certa vez, um jovem pai de família faleceu. Deixou a esposa e duas crianças, um menino de seis anos e uma menina de quatro.

A esposa, chamada Carolina, ficou preocupada: Será que conseguirei transmitir o sentido da família? Será que, criando-os sem o pai, darei conta de manter o lar, e lhes ensinar ética, valores morais, fé e tudo o que precisam para a vida?

O importante é tentar, pensou Carolina. E ela tentou. Durante a semana, encontrava tempo para rever os deveres escolares e discutir os desafios centrais de suas vidas infantis. Nos fins de semana, o programa infalível era a santa Missa e a catequese.

Carolina achava importante mostrar às crianças que elas têm um Pai muito bondoso e sempre presente em suas vidas, que é Deus. E, assim, se passaram dois anos.

Quando chegou o Dia das Mães, a escola preparou uma homenagem às mães. Seus filhos a convidaram. Na frente do auditório, havia uma mesa repleta de vasinhos de flores. Cada criança devia escolher um e dar à sua mãe. Havia begônias, margaridas, amor perfeitos, violetas, rosas...

Quando seus filhos foram, Carolina ficou sonhando com um dos vasos mais bonitos. Mas as crianças pegaram um vaso que estava bem atrás. A planta era murcha, e nem flor tinha. Abraçaram a mãe e lhe deram o presente.

Em casa, Carolina perguntou: “Por que, no meio de tantas flores bonitas, vocês escolheram esta?” Eles explicaram: “É porque ela está precisando da senhora, mamãe!”

A mãe ficou muito feliz. O presente foi além daqueles vasos, mesmo os mais bonitos. Mostrou que as crianças acompanhavam o seu esforço e entendiam a linguagem da renúncia e do amor.

Não existe uma forma de ser mãe perfeita, mas um milhão de formas de ser uma boa mãe.

“Maria, rara flor de formosura, que as graças mereceu do Criador. Oh! Dai às nossas almas, Virgem pura, virtudes, mais beleza, mais amor.”
        

Um minuto com Deus foi o suficiente

Certa vez, na escola, um menino levou um tapa de outro aluno. Ele foi para casa com muita raiva. Tomou a decisão de, no dia seguinte, desforrar.

No outro dia, levantou-se cedo, tomou café e foi para a escola. Como sempre fazia, ao passar em frente à igreja, entrou e rezou um pouquinho.

Enquanto rezava, sentiu que veio sobre ele como que um jato de amor, de perdão e de alegria. Decidiu esquecer-se para sempre daquela ofensa.

É assim que a paz se constrói e se reconstrói. Se nos aproximarmos de Deus, ele é capaz de transformar até um coração de pedra.

“Salve Mãe, Imaculada, do cristão sois força e luz. Sois a Filha de Deus amada, pura Mãe do bom Jesus.”


Os nossos padroeiros particulares

Havia, certa vez, uma senhora que tinha um filho de sete anos, ao qual ela amava muito. Um dia, o menino ficou gravemente enfermo.

Desesperada, ela procurou o Pároco, que era o Pe. Alderiges, e disse: “Padre, meu filhinho está muito doente, desenganado pelos médicos!” O padre respondeu: “Confie em Deus, filha!”

Um mês depois, o garotinho morreu. Ao saber, Pe. Alderiges foi à casa dela, abraçou-a junto ao caixão e lhe disse:
- “Reze ao seu padroeiro, filha!”
- “Eu não tenho padroeiro, padre!”
- “Tem sim. É este seu filho!”

Aquela criança foi batizada, por isso é certo que foi para o Céu, pois até os sete anos a pessoa não tem consciência suficiente para cometer um pecado grave e assim perder a graça santificante, recebida no batismo.

E, se ele gostava da mãe aqui na terra, naturalmente vai interceder por ela no Céu, junto de Deus.

Ninguém de nós vive sozinho. Além da presença de Deus e dos santos, temos os nossos padroeiros particulares, que são os nossos parentes falecidos, que viveram santamente.

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25).

Nossa Senhora da Glória, rogai por nós.


Unir pessoas é melhor que ganhar dinheiro

Havia, certa vez, um advogado que era bem preparado profissionalmente e nunca tinha perdido uma causa. Ele fazia parte da pastoral familiar, inclusive dava palestra em encontros de casais.

Em seu escritório, quando aparecia um casal querendo se desquitar ou divorciar, ele sentava-se com os dois e, através de perguntas bem direcionadas, levava-os a se abrirem, em clima de paz. Terminada a conversa, convidava-os para um cafezinho.

Um dia, uma jovem esposa lhe disse: “É minha sogra que está nos separando, Doutor. Eu já não aguento mais as interferências dela na nossa vida”.

O advogado falou: “Está bom. Eu vou fazer o desquite. Mas antes quero uma conversa entre nós quatro: vocês dois, eu e ela”. Na hora combinada, trouxeram a sogra.

Resultado: Ajudados pelo advogado, os três entraram em acordo e o casal desistiu do desquite. Foi servido novo cafezinho.

Com isso, é claro, o advogado perdeu seus honorários.

Hoje, vinte anos depois, esse casal já são avós e se amam muito. Aprenderam a conviver com o problema da sogra.

Não foi só uma vez que ele levou casais a desistirem do desquite ou do divórcio. E sua família nunca passou fome. Deus cuida dos seus filhos queridos.

Maria Santíssima é a primeira a torcer pela perseverança dos casais, pois a família de Nazaré foi constituída por Deus modelo para as famílias. Mãe de Deus, intercedei pelos nossos lares.


O porquinho que virou salsicha

Certa vez, vários animais jovens se reuniram e estavam conversando sobre o que cada um queria ser no futuro.
- O cavalo disse: “Eu vou ser filósofo, porque gosto de ficar parado, pensando”.
- A galinha falou: “Eu quero ser modelo. Adoro arrumar minhas penas e ser bonita”.
- O cachorro latiu dizendo: “Prefiro ser segurança. E quando eu estiver guardando uma casa, ai de quem me enfrentar. Levará mordida na certa”.
- O porquinho estava presente, mas ficou calado. Então perguntaram a ele: “E você, o que deseja ser?” Ele respondeu: “Ainda não pensei nisso”.

Um tempo depois, aquele porquinho foi levado para um frigorífico, onde foi esmagado e tornou-se salsicha. É isso que acontece com quem vive sem pensar no que vai ser no futuro. Será esmagado pela sociedade.

O mundo não perdoa ninguém. Se uma pessoa fica na beira do caminho, sem saber para onde ir, com certeza se tornará salsicha.

O mesmo Espírito Santo que tornou Maria Sacrário de Deus, quer enriquecer-nos com seus dons, entre eles o de ter um ideal na vida. Sacrário de Deus, rogai por nós.


Analfabeto tem o dom da sabedoria

Havia, certa vez, um senhor que pertencia a uma Comunidade rural muito distante da cidade. Ele tinha o dom de explicar a Palavra de Deus.

Um dia, um padre de fora foi celebrar a Missa naquela Comunidade. Na hora da homilia, ele deu a palavra aos presentes. Aquele senhor fez um comentário profundo e belíssimo sobre o Evangelho.

Na hora da Ação de Graças, o padre deu-lhe um texto para ler. O homem disse: “Sr. padre, eu não sei ler, sou analfabeto!”

O padre quase caiu de costas. Como é possível uma pessoa entender tanto da Palavra de Deus e ser analfabeta!

Há milhares de cristãos assim. Pessoas que, como o Sr. Zeca, são analfabetas, não porque não quiseram estudar, mas porque não tiveram oportunidade. Mas o Espírito Santo distribui largamente os seus dons, mesmo a pessoas que nunca foram à escola.

“O Senhor disse-me: ‘Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente’. Por isso eu me glorio das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim” (2Cor 12,9).

Na Ladainha, Maria Santíssima é chamada de Sede de Sabedoria, porque o Verbo encarnado, gerado nela, é a Sabedoria infinita. Que ela nos ajude a estarmos abertos a esse dom do Espírito Santo.


Garoto compra uma hora do pai

Certa vez, após o noticiário da noite, um menino perguntou ao seu pai:
- “Pai, quanto que o senhor ganha por hora?”
- “Ah! Não me amole! Estou cansado.”
- “Fale, pai, quanto o senhor ganha por hora!”
- “Dez Reais.”
- “Então o senhor podia me dar dois Reais?”
- “Não tenho agora. Vá dormir.”

O menino foi dormir.

Mais tarde, o pai ficou arrependido, foi até a cama do filho, acordou-o e falou: “Aqui está o dinheiro que você pediu”. O garoto levantou-se alegre e disse: “Que bom! Agora completei. Tenho dez Reais. Eu tenho muita coisa para contar. O senhor podia me vender uma hora do seu tempo?”

Desta vez, quem não conseguiu dormir foi o pai.

Vamos valorizar mais a educação dos filhos, e gastar tempo com eles. As crianças não precisam tanto das coisas que os pais lhes dão. Eles precisam é dos próprios pais.

Maria Santíssima é chamada a Mãe dos educadores, porque educou o próprio Filho de Deus. Que ela ajude os pais e educadores a cumprirem bem a sua missão.


A viúva de Sarepta

1Rs 17,8-16 conta que um dia o Profeta Elias estava viajando a pé, e sentiu sede e fome. Ao entrar na cidade de Sarepta, viu uma viúva apanhando lenha. Pediu a ela: “Dá-me água para eu beber”.

Quando ela ia buscar, Elias gritou: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão”. Ela respondeu: “Não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha e um pouco de azeite. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperarmos a morte”.

O Profeta disse: “Não te preocupes. Faze como disseste, mas primeira prepara-me com isso um pãozinho e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. Pois assim fala o Senhor: “A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até o dia em que o Senhor enviar chuva sobre esta terra”.

A mulher fez como Elias lhe tinha ordenado. E comeram, ele, ela e sua casa, durante muito tempo. A farinha da vasilha não acabou, nem diminuiu o óleo da jarra.

Essa cena bonita não só aconteceu em Sarepta, mas acontece, e sempre acontecerá, em todas as casas onde o alimento é partilhado com os que precisam. As pessoas que dividem seu pão com os que não têm, com toda certeza verão que a sobra, em vez de diminuir, aumentará. Aumentará tanto que vai superar o que havia antes.

“A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum” (At 4,32).

“Fazei tudo o q ele vos disser” (Jo 2,5). As primeiras Comunidades cristãs apresentaram-nos o caminho: “Eram um só coração e uma só alma” ().


O suave convite da Mãe

Eis um fato acontecido no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida:

Um homem dizia que não tinha fé. Um dia, ele estava viajando de carro na Via Dutra e, ao passar ao lado de Aparecida, deu-lhe vontade do conhecer a cidade.

Entrou e começou a percorrer algumas ruas. De vez em quando, parava o carro e entrava em algumas lojas.

Ao ver os santos nas prateleiras, e conversar com os balconistas, uma voz interior o chamava para chegar até o Santuário. Ele atendeu.

Ao andar pelos corredores do Santuário, e ver algumas pessoas subirem uma rampa, subiu também. Como os demais, ele parou em frente à Imagem e rezou.

Ali, sentiu vontade de se confessar. Fez uma belíssima confissão. Retomou a Dutra e continuou sua viagem, mas agora era outro, uma pessoa renovada. Não era mais aquele ateu que dizia ser.

Certamente Maria Santíssima apontou para seu Filho e disse no coração daquele homem o mesmo que falou nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5).

“Quem acolhe os meus mandamentos, esse me ama... E a quem me ama, eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,21).

Maria Santíssima era unida, não só ao seu Filho, mas também à santa Igreja. Após a Ascensão, ela ficou junto com a Igreja nascente, no Cenáculo. Depois, atendendo ao pedido que o Filho lhe havia feito na cruz, foi para a casa de S. João Evangelista, onde participava da Comunidade cristã, e ali ficou até o dia da sua Assunção. Que ela nos ajude a estarmos sempre unidos a Jesus e à sua Igreja.


Nós gostamos das imagens

Certa vez, um rapaz foi trabalhar em uma cidade distante, e lá tornou-se evangélico. Antes das férias, ele escreveu à família dizendo: “Eu só vou aí se vocês tirarem todas as imagens das paredes”.

A família respondeu: “Você será bem-vindo. Quanto às imagens, não vamos tirar. Pelo contrário, vamos comprar mais uma para receber você”.

Os símbolos religiosos: Crucifixo, quadros, imagens... ajudam-nos a seguir o Evangelho, pois são exemplos de pessoas que são para nós um modelo, uma luz. Nós gostamos de carregar fotografias das pessoas que amamos.

O bezerro de ouro (Êx 32,1-5) foi feito para representar a força de Deus que tirou o povo do Egito. Até aí não havia nada de errado. O que Deus reprovou foi quando quiseram colocar o bezerro na frente deles e todo o povo voltar para o Egito. Aí Moisés ficou nervoso e o quebrou em mil pedaços.

Inclusive o povo tinha outra representação da presença de Deus, que era a Arca da Aliança, e esta Deus não reprovava. O próprio ser humano é uma imagem de Deus.

Muitos hoje transformam a Bíblia em um ídolo: Interpretam-na de acordo com os próprios interesses e convidam o povo a ir atrás.

“Salve em santa Imagem, ó grande Rainha, Mãe do Redentor, Mãe de Deus e minha.”


Está faltando Deus nesta casa

Certa vez, um homem terminou de construir e mobiliar a sua casa. Ficou um encanto. Os móveis eram todos novos e no mesmo estilo.

E convidou um amigo para almoçar e ver a casa. Terminada a refeição, mostrou toda a casa para ele. Depois perguntou: “Falta alguma coisa? Pode dizer sem acanhamento, que vou providenciar hoje mesmo”.

O amigo criou coragem e disse: “Eu sinto que está faltando Deus na sua casa”. O dono entendeu o recado. Naquela mesma tarde, foi a uma loja, comprou um belo crucifixo e o afixou na parede da sala.

Quantas casas hoje são assim: Têm tudo, menos o principal que é Deus. Que sejamos profetas, como foi aquele amigo visitante.

É incalculável a força que tem no dia a dia da família um belo símbolo religioso colocado na parede, como um crucifixo, um quadro, uma imagem de Nossa Senhora etc. O símbolo age sub-liminarmente, isto é, a mensagem não chega à nossa consciência, mas atua de forma mais profunda do que se chegasse.

“O que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?” (Lc 9,25).

Maria Santíssima foi uma mulher ativa na caridade e no testemunho de fé. Vemos os seus anseios expressos no magnificat, e levados à ação nas Bodas de Caná, ao pé da cruz, no Cenáculo etc. Santa Mãe Maria, o povo continua como ovelhas sem pastor; dai-nos um coração semelhante ao vosso.


O desafio de viver o verbo amar

Certa vez, um professor mandou um aluno conjugar o verbo amar. Ele conjugou certinho, no presente, no passado e no futuro. Ganhou nota dez.

Na hora do recreio, aquele aluno brigou com um colega, sem motivo, e o xingou de palavrão.

O professor ficou sabendo e, depois do recreio, lhe disse: “Vou diminuir a sua nota. Você conjuga bem o verbo amar, mas não o pratica”.

Quantas vezes nós cometemos a mesma falha: Somos peritos no conhecimento da doutrina cristã, mas pouco praticantes. Falamos uma coisa e vivemos outra.

Maria Santíssima não apenas conhecia o catecismo, mas o vivia com amor e generosidade. Discípula fiel do Senhor, rogai por nós.


Mãe nota dez

Havia uma família, cujos filhos eram contra a oração em comum às refeições. Mas a mãe não se deixava levar. Quando acabava de por a comida na mesa, ela dava um sorriso, fazia o sinal da cruz e rezava uma oração curta e bonita, pedindo a bênção de Deus para a comida e para as pessoas.

Os filhos ficavam emburrados. Mas a mãe perseverou assim anos e anos.

Hoje ela é falecida e os filhos, casados, todos rezam às refeições. Aquela atitude deles era uma expressão de rebeldia, própria da adolescência. Que bom que a mãe soube unir a firmeza com a paciência!

“Não tenhas medo, pois estou contigo para defender-te... Ponho a minha palavra na tua boca” (Jr 1,8-9).

Vencer o respeito humano é fundamental em todos os lugares, também dentro de casa. O profeta é persistente, não tem respeito humano nem vai na onda.

Maria Santíssima é o melhor exemplo de mãe que temos. Exemplo dado a nós pelo próprio Deus. Na casa dela, o Filho “crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52). Maria de Nazaré, rogai por nós.


A esposa que não fazia nada

Certa vez, um homem chegou a sua casa, após o trabalho, e encontrou seus três filhos brincando do lado de fora, ainda vestindo pijamas. Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa.

A porta da frente da casa estava aberta. O cachorro sumiu e não veio recebê-lo.

Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunças. A lâmpada da sala estava queimada, o tapete estava enrolado e encostado na parede.

Na sala de estar, a televisão ligada, emitindo berros num desenho animado qualquer, e o chão estava atulhado de brinquedos e roupas espalhadas.

Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão. Sem contar que tinha um montinho de areia perto da porta.

Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando-se dos brinquedos e de roupas sujas. “Será que a minha mulher passou mal?” ele pensava. “Será que alguma coisa grave aconteceu?”

E viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro. Lá, ele encontrou mais brinquedos no chão, toalhas ensopadas, sabonete líquido espalhado por toda parte e muito papel higiênico na pia. A pasta de dente tinha sido usada e deixada aberta, e o banheiro transbordava água e espuma.

Finalmente, ao entrar no quarto do casal, encontrou sua mulher, ainda de pijama, na cama, deitada e lendo uma revista. Ele olhou para ela, completamente confuso, e perguntou: “O que aconteceu aqui em casa? Por que toda essa bagunça?”

Ela sorriu e disse: “Todos os dias, quando você chega do trabalho, me pergunta: ‘Afinal, o que você fez o dia inteiro dentro de casa?’ Bem... Hoje eu não fiz nada. FOFO!!!”

O marido se tocou, e até ajudou a dar banho nas crianças.

Aquela casa foi construída sobre a rocha do sacramento do matrimônio. Só que agora estava entrando areia na união do casal. O remédio, inventado pela esposa, foi amargo, mas curou. Curou para sempre.

“Feliz aquela que acreditou!” disse Santa Isabel a respeito de Maria Santíssima. “Pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (Lc 1,45). Que Maria, a Mãe e Esposa modelo, nos ajude.


O papagaio que rezava o Anjo do Senhor

Havia, certa vez, uma família que todos os dias rezava o Anjo do Senhor, ao meio dia, antes de almoçar. Um dia, chegou uma visita que não era muito de Igreja, e não rezaram. Mas, antes de começarem a refeição, o papagaio disse bem alto: “O Anjo do Senhor anunciou a Maria”.

A visita achou engraçado, e a família ficou morrendo de vergonha. O jeito foi contar a verdade, e todos rezarem o Anjo do Senhor.

Deus usa até de animais para nos advertir e nos convidar a dar testemunho, vencendo o respeito humano.

Ninguém viveu melhor que Maria Santíssima a prática cristã no dia a dia. Por isso, a sua figura é para nós uma luz e um suave convite a servir a Deus com autenticidade.


Pe. Oto Maria Gonçalves

Um dia, um padre foi a uma Comunidade rural muito distante, celebrar a festa de S. Sebastião. Foi a cavalo.

Ele chegou dia 19/01/1935. A Comunidade chama-se S. Sebastião do Formoso, que fica atualmente no município de Jaborandi, BA. O nome popular da Comunidade é Gatos. E o padre chama-se Oto Maria Gonçalves.

Ao chegar, Pe. Oto atendeu às confissões, fez os batizados e foi descansar para, no dia seguinte, presidir a um casamento, celebrar a Missa festiva e dirigir a procissão. Mas, ao anoitecer, Pe. Oto começou a vomitar sangue. Vomitou muito sangue.

Os noivos pediram a ele que fizesse logo o casamento, pois ele podia não resistir até o dia seguinte. Mas o Pe. Oto lhes disse: “Podem ficar tranquilos. Amanhã eu vou fazer o casamento de vocês, vou celebrar a Missa e dirigir a procissão”.

De fato, no outro dia ele se levantou, fez o casamento, rezou a Missa e dirigiu a procissão, tudo na maior alegria e festa. Naquele mesmo dia, à tarde, ele morreu.

Quantas vezes nós, porque uma unha está doendo, já não saímos de casa para levar a Eucaristia a um doente.

Maria Santíssima era uma mulher trabalhadora e dedicada. Ela vivia pronta para servir. Santa Mãe de Deus, rogai por nós!


O detento Risadinha

Certa vez, o líder de uma Comunidade cristã foi preso, unicamente por denunciar injustiças, pondo em prática a sua fé. Era um santo homem.

Na cadeia, ele continuou o seu testemunho junto aos colegas presos. Era alegre, tão alegre que ganhou o apelido de Risadinha. Seus colegas não entendiam a razão daquela alegria toda.

“Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,11-12).

Há presos que são mais livres interiormente do que muitos e muitas que estão soltos aí nas ruas.

Maria Santíssima não ficou livre das perseguições. Imagine o que ela sofreu ao pé da cruz, e em todas as suas dores. Que ela nos ajude, nas horas difíceis, a ser alegres.


A bola sem dono

Havia, certa vez, um grupo de meninos que sempre jogava futebol numa pracinha. Mas, cada vez que saía uma discussão e envolvia o dono da bola, o jogo acabava, porque ele simplesmente pegava a bola e ia para casa.

Um senhor vizinho percebeu. Comprou uma bola e deu para as crianças. Mas disse: “Esta bola é de vocês todos. Escolham um para cuidar dela”.

Pronto, acabou o problema. Eles discutiam, mas o jogo não parava.

Os primeiros cristãos seguiam a Jesus com empenho: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum” (At 4,32). Por isso que entre eles não havia briga.

Que Maria Santíssima, a discípula fiel do Senhor, nos ajude a não só conhecer, mas seguir com generosidade o seu Filho Jesus, não brigando por coisas materiais.


São Lourenço e a grelha

S. Lourenço era diácono, e viveu em Roma, no Séc. III. Era o tempo do imperador Valeriano, um dos mais cruéis perseguidores dos cristãos.

Lourenço coordenava a assistência aos pobres da diocese de Roma. O imperador prendeu o papa, Sixto II. Dias depois, Lourenço foi visitá-lo na prisão.

O papa, prevendo seu martírio e coisas piores para a Igreja de Roma, pediu-lhe que vendesse todos os cálices e utensílios sagrados, para que não fossem profanados pelos pagãos, e empregasse o dinheiro na assistência aos pobres. Assim fez Lourenço. Alguns dias depois, Sixto II foi decapitado.

Logo em seguida, o imperador mandou uma ordem a Lourenço, que reunisse todos os tesouros da Igreja, e depois o avisasse, para que ele fosse pessoalmente buscá-los. O imperador pensava que a Igreja de Roma era muito rica. Como hoje alguns pecadores pensam.

O que Lourenço fez. Reuniu, na casa do papa, os pobres que as Comunidades cristãs de Roma atendiam, e avisou o imperador de que os tesouros da Igreja já estavam reunidos.

Mais que depressa, Valeriano veio com suas carruagens, pensando encontrar uma grande fortuna.

Lourenço recebeu-o do lado de fora da casa, depois abriu a porta, apontou para os pobres e disse: “Majestade, aqui estão os tesouros da Igreja. Pode levá-los. Aliás, Vossa Majestade os encontra em todas as ruas de Roma, deitados nas calçadas”.

Diante de tamanho acinte e desacato à autoridade, o imperador ficou furioso. Mandou prender imediatamente Lourenço, e o condenou à morte. Ordenou que ele fosse executado com o suplício mais cruel: Queimado vivo.

Os soldados fizeram uma grande grelha, tipo churrasqueira, deitaram Lourenço em cima e puseram fogo na lenha que estava embaixo.

Lourenço era muito alegre e brincalhão. Movido por uma força especial de Deus, ele disse ao carrasco: “Pode virar-me, deste lado já está assado!” Isso aconteceu dia 10/08/258.

O cristão é sempre alegre, até na hora do martírio.

Na verdade, quando Lourenço chamou os pobres de tesouros da Igreja, não quis provocar o imperador, mas dizer a verdade. O grande tesouro da Igreja são os pobres. Eles são a maior riqueza das nossas Comunidades, e ao mesmo tempo a sua grande preocupação. Os pobres são a presença de Cristo entre nós.

Na Ladainha, Maria Santíssima é chamada de Causa da nossa alegria, porque foi instrumento de Deus para nos dar a maior alegria do mundo: O seu Filho.


O roubo de uma corda

Certa vez, um homem foi se confessar e disse para o padre: “Eu roubei uma corda”. O padre ficou meio desconfiado e perguntou:
- “Havia alguma coisa na corda?”
- “Sim, havia um burro”.
- “E no burro, havia alguma coisa?”
- “Sim, ele puxava uma carroça”.
- “E na carroça, o que havia?
- “Ela estava cheia de ouro”.

No começo, ele só tinha falado do roubo da corda. Mas o que ele queria mesmo era o ouro que estava na carroça.

O arrependimento nos leva à sinceridade. Se, na Confissão, falta-nos o arrependimento, apresentamos os nossos pecados em uma versão que não nos compromete muito.

Como é importante, na Confissão, o arrependimento! Por exemplo, se alguém vai se confessar e fala: “Eu falto à Missa de vez em quando”, essa Confissão é inválida, pois a pessoa está dizendo que vai continuar faltando à Missa. Se houvesse arrependimento, a pessoa colocaria o verbo no passado: “Eu faltava, ou andei faltando à Missa de vez em quando”.

Está incluída no arrependimento a decisão de não fazer mais aquilo, mesmo sabendo que, devido à nossa fraqueza, amanhã poderemos cair de novo. Mas hoje eu estou dizendo, com sinceridade, que não quero mais cometer aquele erro.

Jesus deu aos sacerdotes o poder de perdoar os pecados em nome dele: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos” (Jo 20,22).

Graças a esse presente, nós temos paz, pois o sentimento de culpa nos inquieta, deixa-nos velhos antes do tempo. Pior ainda se a culpa é em relação a Deus.

E Jesus deixou para nós outro presente maravilhoso: Uma Mãe, que é a sua própria Mãe. Como é bom ter duas mães, uma na terra e outra no Céu! Mãe de Deus e nossa, rogai por nós.


O preso que tocava cavaquinho

Havia, certa vez, em um presídio, um preso que, todas as tardes, tocava cavaquinho para alegrar os colegas. Ele tocava, cantava, dançava... Sozinho dava um show. E os outros presos adoravam. Alguns até entravam na festa.

Um dia, o carcereiro tomou o cavaquinho dele. Na tarde seguinte, lá estava o preso, agora sem o cavaquinho, mas cantando e dançando com os detentos. E estes o acompanhavam na mesma alegria.

Devido à desobediência, prenderam o coitado em uma cela individual, onde ficou uma semana incomunicável, dormindo no cimento, e se alimentando apenas de pão e água.

Terminado o castigo, na tarde seguinte, na hora do recreio, lá estava homem cantando e dançando com os colegas, na maior animação.

Levou novo castigo. Agora pior: Duas semanas na cela individual, a pão e água.

O carcereiro pediu ao rei que soltasse aquele preso, pois estava quebrando a disciplina do presídio. E lá se foi o homem, feliz, tocando o seu cavaquinho.

Há males que vêm para o bem. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28). Isso, mesmo que no passado a pessoa tenha feito coisas erradas.

“Salve, ó Palácio do Senhor! Salve, ó Tabernáculo do Senhor! Salve, ó Serva do Senhor! Salve, ó Mãe do meu Senhor!” (S. Francisco de Assis)


A princesa e o sapo

Certa vez, uma bela princesa estava andando numa floresta, e um sapo a cumprimentou. Ela levou um susto: Sapo não conversa!

Mas o sapo a acalmou: “Não se assuste; eu não sou sapo. Sou um príncipe. Foi uma bruxa que me transformou em sapo”.

A princesa falou: “Posso ajudar você em alguma coisa?” “Pode sim”, respondeu o sapo. “A bruxa disse que, se um dia eu achasse uma princesa que me amasse, e ficasse junto comigo durante três dias, eu voltaria a ser príncipe”.

“Aceito com todo prazer”, disse a princesa. E o levou consigo para o palácio. Logo que chegou, ela foi muito criticada e zombada por todos: “Onde já se viu! Um sapo, esse bicho nojento, aqui dentro do palácio!”

Entretanto, a princesa enfrentava as críticas e levava o sapo consigo para onde ia, até para a refeição.

No terceiro dia, de manhã, ela acordou quando um belo príncipe beijava sua mão. Agradeceu-lhe emocionado e voltou para o seu palácio.

A sociedade, muitas vezes, rebaixa as pessoas, tira a sua honra, transformando-as em sapos. Deus quer contar conosco para lhes recuperar a dignidade. Assim, elas poderão, felizes, retomar o seu caminho, dentro do plano de Deus.

Jesus também, no tríduo pascal, amou-nos durante três dias e assim recuperou a nossa dignidade. Fez com que voltássemos a ser príncipes e princesas, filhos do rei que é Deus, e herdeiros do Céu.

A sua Mãe o ajudou, nessa tarefa difícil, e ela quer ajudar-nos, pois, na cruz, nós também a ganhamos por Mãe. Mãe de Deus e nossa, ajudai-nos.


O palestrante e o seu motorista

Havia, certa vez, um palestrante que era muito famoso. As pessoas o convidavam para fazer palestras em cidades distantes. Ele ia de carro, e tinha o seu motorista.

Um dia, durante uma longa viagem, o palestrante ficou afônico. Perdeu completamente a voz. Ao se aproximar da cidade, teve uma ideia. Disse ao motorista: “Você já ouviu muitíssimas vezes a minha palestra. Sabe de cor. Como ninguém nos conhece pessoalmente aqui, faça a palestra no meu lugar”. O motorista aceitou.

Pararam o carro e trocaram as roupas. O palestrante assumiu a direção do corro e foram. Chegaram em cima da hora, com o auditório já repleto. O “palestrante” foi recebido pomposamente, ficando o “motorista” sentado, no meio da plateia. Fez uma brilhante palestra. Todos bateram palmas.

Terminada a fala, vieram as perguntas. Eram também as mesmas de sempre, cujas respostas o motorista sabia de cor. Foi respondendo a todas, com a maior desenvoltura.

Mas de repente surgiu uma pergunta nova. O motorista foi criativo. Disse para os ouvintes: “Eu já estou com a voz um pouco cansada, mas como esta pergunta é muito fácil, peço ao meu motorista que a responda”.

O palestrante verdadeiro, que nesta hora já estava um pouco melhor, devido ao uso de algumas pastilhas, subiu no palco, pegou o microfone e respondeu de forma magistral aquela pergunta e as demais que surgiram. No final, os dois foram aplaudidos de pé. E os ouvintes saíram comentando: “O homem é um gênio mesmo; até o motorista dele nos supera de longe!”

Existe certa semelhança entre essa história e Jesus, trocando de liderança conosco. Ele não ficou rouco, mas foi para o Céu, deixando-nos no seu lugar.

“Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível” (Mt 17,20). “Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai” (Jo 14,12).

A Eucaristia nos torna “outros Cristos” no mundo. Como o próprio Jesus disse, temos condições de fazer tudo o que ele fez, e mais ainda.

Maria Santíssima dedicou sua vida ao Rei dos profetas, que é Jesus. Após a subida dele ao Céu, ela se dedicou à Igreja nascente, e continua até hoje. Rainha dos profetas, rogai por nós.


Quem se humilha será exaltado

Certa vez, uma mocinha pobre foi à Missa no domingo. Na entrada de igreja, uma senhora, da equipe de acolhida, ofereceu-lhe um folheto. A jovem não sabia mentir. Ela disse: “Eu não sei ler!” “Tudo bem, filha!” disse a senhora.

As duas sorriram e a menina entrou. No final da Missa, aquela senhora procurou a jovem e disse: “Eu sou professora. Quer que eu lhe dê, na minha casa, um curso de alfabetização?”

A garota aceitou com alegria. Em casa, pensou ela, nós duas podemos combinar os dias e horários possíveis para nós.

Meses depois, a professora estava novamente na porta da igreja, entregando os folhetos, e a menina chegou. Agora sim, para alegria das duas, ela pegou o folheto, pois já sabia ler.

Como que a sinceridade e a humildade nos fazem bem! Se aquela menina tivesse disfarçado o seu analfabetismo e pego o folheto, teria perdido a grande chance de ser alfabetizada. Se fizermos a nossa parte, Deus fará a dele.

“Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” (1Pd 5,5). “Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc 14,11).

Maria Santíssima era humilde. Na Anunciação, chamou a si mesma de escrava do Senhor. Quando a prima Isabel a elogiou, ela dirigiu o elogio para Deus, que olhou para a humildade de sua serva. Durante vida pública de Jesus, nas horas em que ele era aclamado, ela estava escondida, cuidando da alimentação e do suporte para o Filho e os Apóstolos. Mas na hora humilhante da cruz, lá estava ela, em pé, bem visível a todos, como a mãe de um condenado. Que Maria nos ajude a sermos humildes.


A fada e o casal aniversariante

Havia, certa vez, um casal que comemorava, ao mesmo tempo, quarenta anos de casamento e, os dois, sessenta anos de idade.

Durante a festa, apareceu uma fada e lhes disse: “Como prêmio por terem sido um casal exemplar, concederei um desejo a cada um”.

“Quero fazer uma viagem ao redor do mundo, com o meu querido marido”, pediu, na hora, a mulher. A fada moveu a varinha e... zás! Os bilhetes apareceram nas mãos dela.

Em seguida, foi a vez do marido. Ele pensou um momento e disse: “Bem, este clima está muito romântico, mas uma oportunidade desta só se tem uma vez na vida. Então, desculpe, amorzinho”, disse ele, olhando para a esposa, “mas o meu desejo é ter uma mulher trinta anos mais nova que eu”.

A mulher ficou chocada, mas pedido é pedido. A fada fez um círculo com a varinha e... zás! O homem ficou com noventa anos. Aquele senhor se esqueceu de que fada é mulher!

Vamos ser fiéis aos nossos compromissos assumidos, como o casamento, amando o marido ou a esposa como é, sem levar em conta a idade!

Maria Santíssima cumpriu com generosidade o mandamento bidirecionado do amor: a Deus e ao próximo. Que ela nos ajude a fazê-lo também.


Oportunidade perdida

Certa vez, um grupo de pessoas estava subindo uma montanha pedregosa, à noite. Estava muito escuro.

De repente, ouviram uma voz que dizia: “Encham suas sacolas com as pedras que estão na beira do caminho. Peguem o máximo que puderem carregar. Quem não pegar, vai arrepender-se”.

Alguns acreditaram e encheram suas sacolas e também os bolsos. Outros pegaram só um pouquinho. E houve aqueles que não pegaram nada. Eles diziam: “Já estou cansado de subir esta montanha, ainda vou carregar pedras?”

Quando o dia amanheceu, foram ver aquelas pedras, eram ouro. Ouro puro, da melhor qualidade!

Quem pegou bastante, ficou super feliz, pois não precisava mais subir a montanha. Aqueles que pegaram só um pouquinho, e os que não pegaram nada, ficaram arrependidos, e lamentavam: “Por que não peguei mais!”

Nós estamos neste mundo, subindo a montanha da vida. Jesus nos convida a praticar boas obras, mesmo que sejam um pouco pesadas. Deus vai transformá-las em ouro puro, da melhor qualidade, como fez com tantos santos e santas.

Feliz de quem põe em prática os mandamentos, porque, quando o dia amanhecer, vai alegrar-se muito, e esse novo dia será eterno.

Quando Maria disse “Eis aqui a escrava do Senhor”, ela disse sim a tudo o que, no futuro, viesse da parte de Deus. Por isso assumiu com amor a pobreza no parto, a fuga para o Egito, a condenação do Filho, e abraçou a missão que ele lhe deu na cruz: Ser a nossa Mãe. Maria do sim, rogai por nós.


Como se visse o invisível

Certa vez, um pai levou seu filho de dez anos para o alto de uma montanha. Quando começou a escurecer, amarrou um pano nos olhos do menino e pediu que ele ficasse com os olhos vendados até o dia amanhecer. E alertou: “Tome cuidado, porque há precipícios e animais perigosos por aqui”. O filho obedeceu.

No outro dia, logo que o garoto sentiu os primeiros raios da luz da madrugada, retirou a venda. Para surpresa sua, viu o pai sentado ao seu lado. O pai lhe disse: “Filho, eu passei a noite toda aqui, acordado, vigiando você para que nada de ruim lhe acontecesse”.

Assim é Deus. Ele cuida de nós dia e noite. Podemos jogar-nos de corpo e alma no seguimento do seu Filho, inclusive quando nos vem a cruz. Não somos mais fortes que Jesus, que gemeu no Jardim das Oliveiras.

Que Maria Santíssima nos ajude a seguir o seu Filho integralmente, na alegria e na tristeza.


O sanduiche de queijo

Havia, certa vez, um operário de construção que todos os dias comia a mesma coisa: sanduíche de queijo.

Os outros operários esperavam com alegria o toque da sirene para o almoço, quando se dirigiam ao galpão, onde haviam guardado suas refeições. Uns esquentavam, outros não. Todos comiam com visível prazer. Mas aquele trabalhador comia seu sanduíche de queijo reclamando.

Todos os dias ele dizia: “Detesto sanduíche de queijo”. Comia silenciosamente e no final amassava o papel, jogava-o no lixo e repetia a frase de sempre: “Detesto sanduíche de queijo”.

Um dia, um dos colegas sugeriu: “Por que você não pede a sua esposa que faça um sanduíche diferente?” Ele respondeu: “Quem disse que é a minha esposa quem prepara? Sou eu mesmo!”

Cada pessoa colhe aquilo que planta, ou come o sanduíche que prepara.

Muitas vezes, as nossas desavenças nascem de nós mesmos. Somos nós que fazemos uma imagem do outro que não corresponde à realidade. Depois, começamos a nos desentender com a pessoa, baseados numa imagem que nós mesmos criamos.

Maria Santíssima, no Magnificat, cantou a misericórdia de Deus até sobre fatos ainda não acontecidos: “A sua misericórdia se estende de geração em geração”. Hoje nós podemos cantar o Magnificat, agradecendo fatos do passado, do presente e do futuro. “Ele mostrou a força do seu braço”.


Patrão força funcionária a mentir

Certa vez, uma jovem foi despedida do emprego porque recebeu uma ordem do seu chefe para mentir, e não mentiu, desobedecendo a ele. Ela o fez, mesmo sabendo que poderia perder o emprego.

Entretanto, antes de concluir o processo de demissão, o chefe reconheceu o grande valor da funcionária e voltou atrás.

“A verdade vos libertará” (Jo 8,32). Jesus é a verdade. Já o pai da mentira é o demônio: “O diabo é mentiroso, é o pai da mentira” (Jo 8,44).

Que sejamos firmes no testemunho cristão, mesmo sabendo que poderemos sair perdendo materialmente.

Na vida de Maria, tudo se refere a Cristo e dele depende. A união dela com o Filho foi a mais perfeita que houve aqui na terra. Que ela nos ajude a sermos também discípulos fiéis do Senhor.


Fidelidade a toda prova

Havia, certa vez, uma Irmã que era muito fiel a Deus. Era a superiora geral de uma Congregação religiosa, fundada por ela mesma.

Um dia, essa Irmã foi vítima de uma fofoca grave. Alguém inventou contra ela coisas que ela não devia. O caso foi ao bispo e este acreditou nas acusações.

A Irmã foi demitida do cargo de superiora geral e enviada para um lugar afastado, a fim de cuidar de um asilo.

Quando estava já idosa, teve de amputar um braço, devido ao diabetes. Logo depois, ficou também cega. Nesse estado, aproveitava para rezar e dar conselhos. Foi uma grande conselheira das famílias e da juventude.

A verdade começou a aparecer logo após a sua morte. Durante o velório, o bispo disse: “A melhor herança que ela nos deixou foi o seu exemplo de humildade”.

Estamos falando da Madre Paulina, a primeira santa brasileira. A exemplo dela, vamos também ser fortes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade, passando por cima de todos os obstáculos.

“Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,11-12). “Mas ai de vós quando todos falarem bem de vós” (Lc 6,26).

Maria Santíssima, a Mãe dos humilhados e perseguidos, e Madre Paulina, rogai por nós.


A flor para a vizinha doente

Certa vez, uma senhora tinha uma vizinha idosa que estava doente, de cama. Como não tinha o que lhe oferecer, levou para ela uma flor. Chegando à sua casa, colocou a flor ao lado de sua cama, em um copo d’água. Aquela flor perfumou o quarto, e também o coração da doente.

Também nós, quando sentirmos compaixão de uma pessoa, vamos fazer por elas o que pudermos, mesmo que seja dar-lhe uma flor.

Jesus não possuía nada, não tinha nem onde reclinar a cabeça. Mesmo assim, não se preocupava consigo, e sim com as pessoas ao seu redor.

Maria Santíssima foi uma mulher ativa na luta pelo bem do povo. Vemos os seus anseios expressos no Magnificat, e levados à prática na visita a Isabel, nas bodas de Caná, ao pé da cruz e no Cenáculo. Santa Mãe Maria, intercedei por nós.


O paraquedas e a caldeira

Certa vez, um homem pulou de pára-quedas. Mas o pára-quedas era novo e ele não estava muito familiarizado com o aparelho. No ar, o homem tentou de várias maneiras, mas o pára-quedas  não abriu! Nisto, viu um rapaz subindo nos ares. Gritou para ele: “Você entende de pára-quedas?” O jovem respondeu: “Não. E você entende de explosão de caldeira?”

Como que um ia ajudar o outro, se os dois não sabiam resolver nem o próprio problema?

Na travessia do mar da vida, se acontecer algum problema, vamos pedir ajuda para quem entende, e tem o poder de nos ajudar, que é Deus.

“Quem é esse a quem até o vento e o mar obedecem?” (Mc 4,41). “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16,18). “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

“Feliz aquela que acreditou”, disse Isabel à Mãe de Jesus (Lc 1,45). Que Maria Santíssima nos ajude a caminhar pela vida com uma fé firme e inabalável, pois assim não haverá perigo.


A ostra e a pérola

Pérola, também chamada margarita, é um material orgânico de singular beleza. Ela é produzida pela ostra. Mas uma ostra que não foi ferida não produz pérolas.

Pérolas são produtos da dor; resultado da entrada de uma substância estranha, ou indesejável, no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. As pérolas são feridas curadas.

Na parte interna da concha da ostra é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

Você já se sentiu ferido(a) pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas? Você já sofreu os duros golpes do preconceito? Já recebeu o troco da indiferença? Já sofreu uma doença e a venceu, ou aprendeu a conviver com ela? Então, produziu uma pérola.

Cubra suas mágoas com várias camadas de amor. Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam em melhorar, curar-se. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos que não permitem cicatrizar.

Assim, na prática, o que vemos são muitas “Ostras vazias”, não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor. Um sorriso, um olhar, um gesto, na maioria das vezes fala mais que mil palavras.

“Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,11-12).

“Esta doença não leva à morte, mas é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela” (Jo 11,4).

“Tu és a mais santa das mulheres. Tu és do Céu a mais bela flor. Fazei de nós o que bem quiseres, somos os servos de teu amor.”


Crianças dividem comida

Certa vez, dois meninos apertaram a campainha de uma casa, pedindo comida. A dona da casa preparou um prato para os dois, com duas colheres, e entregou-lhes. Em seguida foi para o seu trabalho.

Minutos depois, ela olhou na frente da casa e não viu os meninos. Abriu o portão da rua e teve uma surpresa: Havia cinco crianças pobres sentadinhas na calçada, dividindo a comida. Os dois meninos não contaram que havia mais três lá fora!

Muitas vezes, os necessitados são mais generosos entre si do que os que têm fartura. O exemplo que aquelas crianças deram foi muito mais valioso do que o prato de comida.

O amor é a maior de todas as riquezas. “Como é bom os irmãos viverem juntos e se amarem!” (Sl 133,1)

“Saciou de bens os famintos” (Lc 1,53). Os pobres são os juízes da administração dos governos políticos.

O curral sujo

Certa vez, um sitiante se levantou cedo e foi para o curral tirar leite. Em casa, ficou a esposa preparando o café. Havia chovido muito à noite e ele se sujou todo. Quando acabou de tirar o leite, lavou as mãos, tirou as botas e entrou em casa limpinho, com o balde de leite na mão. Casa encerada, crianças limpinhas e a família reunida para o café, na paz e alegria.

Alguns diziam que no ano dois mil o mundo ia acabar. O mundo velho é como aquele curral sujo. Seria bom que tivesse acabado mesmo, não o mundo todo, mas o mundo velho do pecado e da sujeira.

Que bom seria se, cada semana que termina, nós nos lavássemos de toda sujeira e começássemos a nova semana, limpinhos e renovados, trazendo apenas o leite das virtudes, o fruto delicioso do bem que fizemos!

É assim que um casal de noivos sobe o Altar para o casamento. É assim que um rapaz sobre o Altar para receber a Ordenação sacerdotal. É assim que uma jovem se aproxima do Altar para fazer a Profissão religiosa.

É para isso também que existe, no início da Missa, o ato penitencial. Precisamos estar puros para nos encontrarmos com Deus, com as mãos limpas e sem as botas da sujeira.

As mãos postas da Mãe Aparecida, voltadas para o alto, nos convidam à maior união com Deus, o qual nos purifica dos pecados.

Padre Queiroz



Nenhum comentário:

Postar um comentário